É em Dezembro de 1992 que surge a ESMTC – Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa.

Com o objectivo de promover e divulgar a Medicina Tradicional Chinesa e de formar especialistas nesta área a ESMTC ministra um curso com um plano de estudos, distribuído por 5 anos, num total de 5 mil horas lectivas. O curso é composto por 3 grandes áreas, a Teórico-Prática, a Prática Clínica e o Desenvolvimento Pessoal e Cívico, que compreendem o estudo das diferentes técnicas da MTC – AcupuncturaFitoterapiaMassagem TuinaChi Kung  e Dietética,  bem como de matérias científicas ocidentais consideradas relevantes.

Além das aulas diárias é dada a maior relevância à aprendizagem da prática clínica, distribuída por 4 anos de estágio, realizado no Centro de Consultas de MTC desta Escola, com início no 2º ano

Durante o curso a preparação do futuro profissional de saúde para uma visão holística e abrangente da vida e do ser humano é indispensável assim como o saber-ser. Deste modo o Desenvolvimento Pessoal, Cívico e Social é amplamente tratado ao longo destes 5 anos. São também organizadas intervenções sociais de carácter humanitário em regime de voluntariado.

Para além deste curso a ESMTC, enquanto centro de estudos, formação, investigação e prestação de serviços à comunidade na área da saúde holística, dispõe de outros cursos e actividades, que visam favorecer o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e espiritual do indivíduo, estimular a criatividade através da aplicação consciente de novas e tradicionais formas de intervenção, desenvolver o espírito de cooperação, a fim de que as ideias divergentes sejam matéria de pesquisa em busca do saber e sensibilizar para a preservação e o respeito pela natureza e pelos seus ciclos e por uma cultura de Paz.

Internacionalização da ESMTC

Ao longo dos seus anos de existência a ESMTC tem vindo a estabelecer inúmeros contactos nacionais e internacionais.

Destaca-se a assinatura, em Julho de 1996, de um protocolo de cooperação com a NJUCM – Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing na República Popular da China que veio permitir aos alunos da ESMTC a frequência do estágio hospitalar de 4 meses na China.

Da nossa longa relação tem resultado o aprimoramento do ensino e divulgação da MTC para ocidentais e o florescimento de uma amizade duradoura entre as nossas instituições e os que as compõem. A NJUCM reconhece a elevada qualidade do ensino da MTC e da prática clínica.

Esta Universidade estatal, que é a Universidade mais antiga de MTC da RPChina (1954) e a mãe de todas as outras, é um centro de treino para professores e especialistas de MTC de toda a China e do mundo inteiro. Foi designada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o ensino de estrangeiros desde 1983.

Desde 1992 ao serviço da Educação

A ESMTC – Escola de Medicina Tradicional Chinesa desde há 25 anos que aperfeiçoa a transmissão de um saber milenar e o adapta constantemente, como resultado da prática, aos estudantes ocidentais proporcionando uma melhor formação a todos os que querem ser Acupunctores e/ou Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa.

O Curso de MTC conta com um corpo docente de Especialistas de MTC que, ao longo dos anos e através da sua prática clínica e pedagógica, tem vindo a aprimorar os seus métodos didácticos e pedagógicos.

  • 3 Doutorados (UMCN), em Acupunctura, Tui Na e Moxabustão
  • 3 Mestres (UMCN) em Fitoterapia Tradicional Chinesa
  • 2 Doutorados (FMH e FM da UL)
  • 20 profissionais de MTC*, formados pela ESMTC e diplomados pela UMCN

*como única profissão e longa experiência

– 12º ano completo ou equivalente

– Prova de Acesso e Entrevista Individual de Selecção de candidatos (Junho a Setembro)

Certificado de formação em Especialista de Medicina Tradicional Chinesa (certificação reconhecida pela  Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho – DGERT).

  • Exercício clínico de Medicina Tradicional Chinesa: Acupunctura, Fitoterapia, Massagem Tui Na, Dietética, Tai Chi e Chi Kung
  • Ensino e investigação nestas áreas
  • Clínica privada
  • Supervisão de outros profissionais, participação em sistemas de cuidados de saúde multidisciplinares, na qualidade de Especialista de MTC.

 

Novidades & Acontecimentos

curso de instrutores de Chi Kung

Aulas de Chi Kung gratuitas

Alunos finalistas do Curso de Instrutores de Chikung vão dar aulas aos sábados.
Estas aulas estão abertas ao público e terão uma duração de 2 horas, com início às 10h00.

Estágio

Os especialistas de MTC

“Os especialistas formados na nossa Escola são Acupunctores competentes, com a melhor formação teórica e prática e vasta experiência de Acupunctura e MTC, adquirida em 4 anos de estágio clínico.”