Descrição
A Escola de Medicina Tradicional Chinesa apresenta,
Formação em Localização e Palpação dos Pontos Shu e Mu e Distribuição dos Jing Luo | 1ª edição
23 de Novembro 2024 | 10h-13h e 14h-19h
(Inscrições até dia 18 de Novembro)
Apresentação:
Ao longo de 12 horas, distribuídas por 4 videoaulas (4 horas) e uma aula presencial (8 horas), esta formação oferece uma introdução à anatomia humana, à teoria dos Jing Luo (meridianos e colaterais), bem como noções de localização e distribuição anatómica dos 14 meridianos e dos pontos Shu e Mu (de assentimento e de alarme), frequentemente utilizados para diagnóstico e tratamento na prática clínica.
No final da formação, os participantes serão capazes de identificar os principais planos e regiões anatómicas do corpo humano, compreender a teoria dos Jing Luo, traçar os trajectos dos 12 meridianos principais e dos vasos extraordinários Du Mai e Ren Mai, além de localizar e aplicar os pontos Shu e pontos Mu, no contexto do diagnóstico energético na MTC.
Organização dos conteúdos:
Esta formação está estruturada em 4 módulos. Os conteúdos teóricos de cada módulo são apresentados em 4 videoaulas, de uma hora cada, cujas gravações são disponibilizadas a todos os participantes, uma semana antes da sessão prática presencial.
O objectivo desta organização é fornecer aos formandos noções teóricas prévias que lhes permitam estar preparados para uma melhor aquisição de conhecimentos, durante a formação prática.
Programa:
Módulo 1: Introdução à Anatomia Humana: Planos e Regiões Anatómicas – Compreender os principais pontos anatómicos e identificar as principais regiões anatómicas do corpo humano.
Módulo 2: Teoria dos Jing Luo (Canais e Colaterais) – Introduzir a teoria dos canais e colaterais na Medicina Tradicional Chinesa, compreender a função energética dos Jing Luo e a sua importância no diagnóstico e tratamento.
Módulo 3: Distribuição Anatómica dos 12 Meridianos Principais e dos 2 Vasos Extraordinários Ren Mai e Du Mai – Identificar os trajectos anatómicos dos 14 meridianos e compreender a correlação entre os meridianos e as regiões anatómicas do corpo humano.
Módulo 4: Pontos Shu Posteriores e Pontos Mu: Localização e Função no Diagnóstico diferencial palpatório em MTC – Localizar e entender as funções dos pontos Shu (assentimento) e Mu (alarme). Correlacionar a localização anatómica desses pontos com os órgãos internos. Identificar pela palpação, as estruturas anatómicas necessárias para a localização dos pontos Shu e Mu.
Formadores do curso:
Nelson Machado e Filomena Serrano
Destinatários:
Este seminário destina-se, preferencialmente a:
• Profissionais, ou estudantes em formação nas áreas da Medicina Tradicional
Chinesa (Fitoterapia, Tuina, Qigong) e Naturopatia;
• Outros profissionais de terapêuticas não convencionais, tendo em conta os requisitos para a participação.
Requisitos:
Devido ao nível de especificidade da informação a transmitir, recomenda-se que o formando tenha conhecimentos elementares de Teoria Básica e de Diagnóstico da MTC.
Data:
23 de Novembro 2024 | 10h-13h e 14h-19h (Inscrições até dia 15 de Novembro)
Duração:
12 horas
Localização:
Escola de Medicina Tradicional Chinesa – Lisboa
Investimento:
Público em geral – 100€
Estudantes da ESMTC ( Fitoterapia, Tuina e Naturopatia) – 75€
Formadores:
Nelson Machado nasceu em Faro, em 1975, e é especialista em Medicina Tradicional Chinesa desde 2003.
É formado pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC) em Lisboa e pela Universidade de Nanjing, na China, onde estagiou em 2002. Exerce prática clínica desde 2002.
Professor na ESMTC, onde ensina acupuntura, anatomia palpatória e topografia de meridianos e pontos de acupuntura desde 2002. É chefe de equipa e coordenador de estágio na ESMTC.
Filomena Serrano é professora da ESMTC desde 2007. Dá aulas de Diagnóstico, Medicina Interna e Dermatologia, ao curso de MTC, e Diagnóstico, Métodos Terapêuticos da Fitoterapia e Prática da Fitoterapia, ao Curso de Fitoterapia Ocidental e Oriental.
É Chefe de Equipa e Coordenadora de Estágio de MTC, no curso de MTC, e do Estágio de Fitoterapia, no Curso de Fitoterapia. Tem prática clínica desde 2007.