Quintas Feiras, das 20h30 às 22h30
BIODANZA com Fernanda Pinto, à QUINTA FEIRA às 20h30 na ESMTC.
O que é a Biodanza – A Biodanza® é um sistema de desenvolvimento humano, integração afectiva e reaprendizagem das funções originárias de Vida baseado em vivências induzidas pela dança, pelo canto e por situações de encontro em grupo.
A Biodanza® fundamenta-se num modelo teórico-operacional de base transdisciplinar que tem como referências a Biologia, a Arte e as Ciências Humanas.
Um pouco de história
Rolando Toro
O fundador do Sistema de Biodanza® foi o psicólogo, antropólogo, poeta e pintor chileno Rolando Toro Araneda (1924-2010).
Em 1965, sendo membro docente do Centro de Estudos de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade de Santiago do Chile, Rolando Toro realizou as primeiras investigações com música e dança no Hospital Psiquiátrico de Santiago.
A partir da observação das respostas destes pacientes aos tipos de música e dança propostos, foi delineado o primeiro eixo do actual Modelo Teórico-Operacional, o qual tem sido sucessivamente actualizado ao longo dos últimos 40 anos.
Foi ajustada a sua terminologia e descobertas novas relações entre emoções e saúde. Não obstante, o modelo teórico mantém a sua estrutura original.
Através do tempo foi possível registar, com precisão, as respostas neurovegetativas, as modificações comportamentais e as mudanças no estilo de vida.
Foram efectuadas medições do rendimento psicomotor, neurovegetativo, endócrino e imunológico.
O estudo sistemático do processo evolutivo dos alunos, dentro das 5 linhas de potencial humano, tem sido feito de forma constante.
O modelo teórico de Biodanza® é actualmente muito sofisticado e permite a sua aplicação não só a pessoas sem patologia clínica, como também a doentes com distintos quadros clínicos.
Como actua?
A Biodanza® inspirou-se nas origens mais primitivas da dança. Utiliza-se da música, do movimento e da emoção para desenvolver as potencialidades do ser humano: Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afectividade, e Transcendência. Resgata em cada um a sua própria dança, a sua própria maneira de viver e de ser e de se conectar com a alegria de viver.
A sua proposta é restabelecer o conceito original de dança na sua mais ampla acepção, como movimento natural pleno de significado, e com o poder de induzir transformações na existência.
Cada participante está convidado a descobrir as próprias respostas vitais e a conduzir a sua forma de expressão e de acção reforçando o seu desenvolvimento, equilíbrio orgânico e existencial.
Em Biodanza® não existem coreografias, “dançar bem” ou “dançar mal”, mas sim a busca da nossa expressão única a partir da emoção presente.
Ao som da música e conforme a dança proposta, as pessoas movem-se ao seu ritmo. Cada um dança (desenvolvendo categorias de movimento como o ritmo, coordenação, flexibilidade, controlo voluntário, potência, leveza, fluidez, etc.) dentro dos limites possíveis naquele momento.
A prática regular de Biodanza® ajuda a alcançar níveis cada vez mais elevados de integração motora, afectiva e existencial.
A Biodanza emprega uma metodologia vivencial, dando ênfase à experiência vivida mais do que à informação verbal, que permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão.
A Biodanza promove a integração entre sentir, pensar e agir e facilita a harmonização do ser humano em vários níveis:
a) Conexão Consigo mesmo, através da expressão da própria identidade
b) Conexão com o Outro, através do encontro humano, com base na convivência e na aceitação das diferenças
c) Conexão com a Totalidade, ligando-nos à natureza e despertando sentimentos de sacralidade e respeito por todas as formas de vida
A proposta da Biodanza® é de facilitar integração da Identidade, criando as condições para que esta se revele e desenvolva através dos 5 canais de expressão dos potenciais genéticos humanos: As Linhas de Vivência.
Benefícios
Aumento da auto-estima e da motivação para viver;
Expressão integrada de sentimentos mais profundos;
Reformulação dos nossos valores culturais, tendo a Vida como referência primordial da existência;
Integração da Identidade através do encontro humano;
Capacidade de relacionar-se de forma mais terna e poética;
Expressão das nossas potencialidades, desenvolvendo as 5 linhas de vivência: vitalidade, sexualidade, criatividade, afectividade e transcendência;
Equilíbrio neurovegetativo e efeito harmonizador orgânico;
Redimensionamento do afecto na vida quotidiana;
Expansão da consciência e ampliação da percepção;
Desenvolvimento de uma ecologia humana baseada no amor.
Sobre Fernanda Pinto
Perfil Profissional
Facilitadora Didata de Biodanza (POR 1430), titulada pela International Biocentric Foundation (IBF). Formei-me na Escola de Biodanza de Portugal, Lisboa (2008-2011).
Profissionalmente estou ligada à educação, formada em Educação e Sociologia, fui professora do ensino superior politécnico durante 27 anos, na área da formação de professores e educadores. Também me formei em Psicoterapia Centrada na Pessoa (Rogeriana).
Sou educadora Biocêntrica e atualmente desenvolvo várias atividades de educação expressiva em diversas escolas portuguesas, no âmbito das atividade de enriquecimento curricular (AECs) utilizando as ferramentas da Biodanza e da Educação Biocêntrica.
Conheci a Biodanza em Março de 2008 e, desde essa altura, nunca mais deixei de praticar semanalmente, num grupo regular, onde danço desde sempre. Posso afirmar que mudou a minha vida! Encontrei na Biodanza um sistema de desenvolvimento humano inovador e transformador, que me permite crescer enquanto ser humano, desenvolvendo a capacidade de relacionar-me comigo, com os outros e com o todo.
A Biodanza trouxe mais Vida à minha vida… aprendi a dançar a vida, tornando-me mais fluída e mais vital. Desenvolveu todos os meus potenciais genéticos.
Atividade Profissional como facilitadora didata
Comecei a dar aulas de Biodanza em Outubro de 2011 e desde aí tenho desenvolvido vários projetos, com grupos regulares de adultos e crianças/adolescentes em diferentes contextos, institucionais e grupos regulares privados. No âmbito da Biodanza e da Educação Biocêntrica, tenho desenvolvido vários projetos em contextos diversificados como escolas (pré-escolar, 1º. 2º e 3º ciclos), Comunidade de tratamento de dependências, instituições de atendimento à doença mental. No âmbito dos projetos com crianças, escrevi um livro, “Dançar a Vida na Escola”, que foi publicado em 2016 e que reflete os resultados da introdução da Biodanza e da Educação Biocêntrica em escolas portuguesas, na zona de Lisboa.
Atualmente sou também orientadora de monografias de titulação e supervisora de estágios na Escola de Biodanza SRT de Portugal e colaboro como didata dando maratonas sobre Educação Biocêntrica .
Ao longo da minha carreira como facilitadora didata, desenvolvi várias especializações que me permitem promover projetos de aprofundamento e workshops autorais/temáticos dos quais destaco:
– Biodanza A Identidade e os Quatro Elementos (Escola de Biodanza de Portugal, Lisboa)
– Biodanza Aquática (Escola de Biodanza Granada)
– Biodanza Clínica e Social (Escola de Biodanza Sevilha)
– Biodanza Crianças e Adolescentes (Escola de Biodanza Sevilha)
– Biodanza Identidade e Autoestima (Escola de Biodanza Sevilha)
– Biodanza Masculinidade e Feminilidade Profundas (Escola de Biodanza Portugal, Lisboa)
– Biodanza Neo-Xamanismo (Escola de Biodanza Sevilha)
– Biodanza e Árvore dos Desejos (Escola de Biodanza de Portugal, Lisboa)
– Biodanza Projeto Minotauro (Escola de Biodanza de Portugal,Lisboa)
– Educação Biocêntrica (Universidade Biocêntrica, CDH, Fortaleza, Ceará)
Pertenço à Associação Portuguesa de Facilitadores de Biodanza, da qual sou membro fundador.
Website:
https://www.biodanza-fernanda.pt
Email:
fernandapintopaulo@hotmail.com ou info@biodanza-fernanda.pt
Facebook:
https://www.facebook.com/BiodanzaFernandaPInto
https://www.facebook.com/fernandapintopaulo/
Instagram: