A ESMTC esteve em Cabo Verde


Entre os dias 8 e 19 de Julho de 2019 decorreu em Cabo Verde uma formação promovida pelo Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guandong-Macau.

A formação foi dada pelo Prof. Pascoal Amaral em representação da ESMTC e pelas Prof.ª Shang Xiaoling e Prof.ª Dong Guo a representar a Universidade de Medicina Chinesa de Changchun.

A formação que teve lugar no Hospital Dr. Agostinho Neto visava formar profissionais de saúde de diferentes áreas, entre os quais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, para a prática da Acupunctura em ambiente clínico e hospitalar.

Os 30 alunos presentes eram oriundos de diferentes países, nomeadamente Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cuba e Portugal.

Como reflexão da importância desta formação para o desenvolvimento da Saúde numa escala global, o Prof. Pascoal Amaral referiu:

“É de facto gratificante presenciar a abertura intelectual nas palavras do Dr. Víctor da Costa, Director Clínico do Hospital Dr. Agostinho Neto, para a importância da integração dos métodos da Medicina Tradicional Chinesa no Sistema Nacional de Saúde e observar a motivação dos formandos para a necessidade de potenciarem as suas práticas regulares com os métodos tradicionais mais seguros e mais eficazes.

Com a continuidade deste tipo de iniciativas, que vão ao encontro das directrizes da Organização Mundial de Saúde no plano definido para as Medicina Tradicionais para o período de 2014 a 2023, acredito veemente que as melhores técnicas de promoção da saúde poderão chegar a todas as populações e que os grandes beneficiados serão os cidadãos das comunidades contempladas.”