A Acupunctura e a Medicina Tradicional Chinesa: o efeito placebo


Livre-se do cepticismo e seja entusiasta de uma Medicina que dá provas há mais de 3000 anos e está para ficar.

Um dos mitos mais comuns é o de que a Acupuntura é placebo. Para intervenções não medicamentosas, como a Acupuntura, é difícil estabelecer modelos de controles e placebos que sejam inertes e indistinguíveis. Muitos dos que promovem esta ideia, os chamados céticos, citam o fato dos estudos em que a Acupuntura é altamente eficaz são de baixa qualidade e que vários estudos de maior qualidade mostram que, embora a Acupuntura seja clinicamente eficaz, ela geralmente não supera a chamada Acupuntura sham.

No entanto, esses estudos são problemáticos pela questão da qualidade: nos estudos com maior rigor metodológico, a Acupuntura “real” foi mal feita, a ponto de não poder ter uma comparação legítima com a “sham”, apesar da tendência para a má qualidade da Acupuntura em estudos com padrões metodológicos mais elevados, foi realizado um estudo de referência que mostrou que a Acupuntura “real” claramente supera a Acupuntura “sham” em quatro diferentes condições de dor crónica: osteoartrite, lombalgia, cervicalgia, enxaqueca e omalgia (1).

Este estudo meta-análise publicado em 2012, com base na apreciação de 29 RCTs (Randomized Controlled Trials) envolvendo dados de mais de 17 922 pacientes concluiu que a Acupunctura tem melhores resultados do que a Acupunctura “Sham”.

Quando acrescentamos a este estudo, outros trabalhos sobre a Acupunctura Veterinária (2), verificamos que a Acupuntura é usada com sucesso em muitos animais diferentes, parece-nos que a ideia da Acupuntura sendo apenas placebo deve ser considerada refutada. Isto é ainda apoiado por estudos que mostram que as vias fisiológicas subjacentes ativadas pela Acupuntura às vezes se sobrepõem, mas podem ser claramente diferenciadas daquelas ativadas pelas respostas placebo. Existe ainda um importante estudo que explica todos os processos de modulação da dor, do ponto vista ocidental, que acontecem no tratamento com Acupunctura (3).

Referências

  1. https://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1357513
  2. https://www.apamv-assoc.pt/acupuntura.html
  3. https://doi.org/10.1016/j.pmr.2004.03.009

 

Adaptado de “Pondo a Acupunctura em Perspectiva” https://www.acunow.org/putting-acupuncture-research-into-perspective.html