Amendoeira em MTC


As suas acções são: anti-inflamatória, cicatrizante, demulcente, febrífuga, nutriente, peitoral, anti-séptico e nutritiva.

O que é
A amendoeira é uma árvore cujos frutos, as amêndoas, são drupas alongadas e aveludadas. É originária da Ásia ocidental e norte da África. Tem sido cultivada na região mediterrânea há aproximadamente duzentos anos. Na época medieval, era costume adicionar amêndoas às refeições, pois acreditava-se que elas eram capazes de prevenir intoxicações.

Em que situações deve ser utilizado
Boa para restabelecer o peso ideal em pacientes com peso a menos. Eficiente contra tosse, febre, problemas intestinais e dermatites. É usada no tratamento de assaduras e irritações de pele de bebés e nos casos de pele desidratada, fissurada e em queimaduras. É usada também para cicatrização de feridas.

Como se utiliza
Usa-se a semente (amêndoa). A semente oleaginosa é apreciada como fruto de Inverno e usada em confeitaria para fazer bolos, tortas e doces. Também pode ser consumida crua, e é empregada ainda na fabricação de licores e óleo. O óleo da amêndoa doce é utilizado em massagens. É usada na indústria cosmética no preparo de máscaras faciais e cremes hidratantes e anti-rugas, pois ajuda na manutenção da hidratação e da permeabilidade da pele.

Modo e quantidade de administração
Óleo de amêndoas-doces: além de ser usado em massagem, para hidratar a pele, tem sido também utilizado como anti-séptico para os intestinos, para tratar úlceras gástricas, assim como para estabilizar o sistema nervoso.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não foram encontradas quaisquer contra-indicações. No entanto, para gestantes ou não, se não forem bem mastigadas, as amêndoas podem ser indigestas.

Como se conserva
Sementes: em sacos de pano ou caixas de papelão vedadas, em sítio seco e bem ventilado, livre do ataque de roedores.

Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza neutra e de sabor doce. Remove a fleuma.

Meridianos onde actua
Pulmão.

Nomes vulgares
Amêndoa-doce, amêndoa-de-coco, amêndoa-durázio, amêndoa-molar, amendoeira.

Nome botânico
Prunus dulcis (dulcis significa “doce” ).

Outra informação sobre o medicamento
Uma lenda portuguesa conta que um príncipe Mouro, oriundo do Algarve, casou com uma princesa escandinava que estava a morrer. Nesse ano o Inverno era muito rigoroso, e o príncipe mandou plantar amendoeiras por toda a costa Algarvia. Segundo a lenda, foi a visão das amendoeiras em flor que salvou a princesa. Na Grécia, a amêndoa simboliza a esperança.
Uma lenda grega conta que em Trácia uma linda princesa, chamada Phyllis, foi abandonada pelo seu príncipe no dia do seu casamento. Depois de muitos anos à espera do regresso do seu amado, Phyllis morreu com o coração despedaçado. Para compensação os deuses transformaram-na numa amendoeira, símbolo de esperança.

Fonte
“Whole foods Companion” Dianne Onstad – Chelsea Green Publishing Company.

Autor
Diana Pinheiro, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa ESMTC.