A fitoterapia chinesa faz parte do sistema holístico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), pelo que é necessário compreender os conceitos da teoria da MTC para entender o modo de funcionamento da fitoterapia chinesa.
A falta de resposta médica para muitas patologias, levou os ocidentais a recorrer aos métodos terapêuticos da MTC, de que a fitoterapia chinesa é parte integrante.
Dada a natureza das plantas chinesas, e os desequilíbrios energéticos que tratam, normalmente não são prescritas plantas isoladas, mas sim fórmulas patenteadas, compostas por plantas combinadas segundo determinados critérios que respeitam as características energéticas das plantas que a compõem.
As principais formas de tomar estas fórmulas são:
- Decocção
- Infusão
- Pílulas ( comprimidos, cápsulas )
- Pós
O sabor e a necessidade de preparar as decocções, tornou as pílulas a forma mais atraente para a sociedade ocidental, na medida em que são mais fáceis de conservar, ingerir e transportar.
A prescrição deve ser feita por um especialista de Medicina Tradicional Chinesa, pois é necessário, à luz da MTC, fazer o diagnóstico do desequilíbrio energético.
A fórmula será adequada às necessidades individuais, e a dose determinada pela idade, constituição física e estado energético do paciente, sendo alterada de acordo com a evolução do estado do paciente.
Quando prescrita por um especialista de Medicina Tradicional Chinesa, a fitoterapia chinesa tem efeitos muito benéficos, tendo a Organização Mundial da Saúde publicado uma vasta lista de patologias que podem beneficiar com este método terapêutico.
Recorde-se que a fitoterapia chinesa é prescrita para o indivíduo e não para a doença, por isso não assuma que uma fórmula que foi eficaz para o seu amigo seja indicado para o seu caso particular, mesmo que lhe pareça que a patologia é similar.
Autor
Manuel João Pinheiro, Especialista de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC)
- Todos
- Blog
- Blog O que Arte Cura
- Curso Profissional de Massagem Chinesa e Terapias Manuais
- Home Page
- Medicina Tradicional Chinesa
- Moxabustão
- Tui Na