Medicina Tradicional Chinesa Infertilidade


A infertilidade é algo com que se deparam vários casais. Saiba quais as causas, como prevenir e tratar a dificuldade na conceção.

O que é
A infertilidade é a incapacidade que algumas mulheres têm em engravidar, após um ano ou mais de atividade sexual “regular”, durante a época de ovulação. É também, a incapacidade de levar adiante a gravidez.

Quais as causas
Segundo a medicina ocidental, a infertilidade é geralmente causada por um desequilíbrio hormonal. Outras causas possíveis são doença inflamatória pélvica e clamídia (doença infectocontagiosa dos órgãos genitais masculinos ou femininos, caracterizada pela presença [que pode não ocorrer] de secreção [corrimento] uretral escassa, translúcida e geralmente matinal). A clamídia é uma das principais causas da infertilidade, contudo, a maioria das mulheres não sabe que tem essa doença.
Algumas mulheres desenvolvem anticorpos aos espermatozoides do parceiro devido a uma reação alérgica.
Esta incapacidade pode ser devida também a um défice na produção de espermatozoides no homem.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a etiologia nestes casos é:
Deficiência do Rim: é a causa mais frequente da infertilidade. Na China, mais de 50% dos casos de infertilidade têm como causa a deficiência de Rim (que pode ser de Jing, Yin ou Yang).
Humidade-Mucosidades: ocidentalmente, está relacionada com as trompas. É conveniente fazer um diagnóstico ocidental para saber se alguma das trompas, ou ambas, estão parcialmente ou totalmente obstruídas.
Estagnação de Sangue.
Frio no útero.
Calor no Sangue.

Desta forma, o mais importante nesta situação é distinguir se a causa é Excesso ou Deficiência.
Excesso:
Frio no útero com deficiência de Yang do Rim.
Humidade-Mucosidade obstruindo o útero.
Deficiência:
Deficiência de Yin do Rim.
Deficiência de yang do Rim.

Outra causa importante que a MTC considera tem a ver com a ansiedade que o casal tenha em ter um filho.
Tal ansiedade pode levar a um distúrbio tanto na ovulação (estagnação de sangue) como na produção de espermatozoides.
Em vários casos pode-se constatar o seguinte: casais que gostariam de ter filhos e entre os quais depois de vários meses, ou mesmo anos, a gravidez não se verifica, adotam uma criança; pouco tempo depois a mulher consegue engravidar.

Quais os sintomas
A incapacidade de engravidar pode ser acompanhada de: descarga vaginal, dores a meio do ciclo, síndroma policístico do Rim, excesso de peso. A língua apresenta-se inchada e o pulso deslizante.

Como se diagnostica
Caso a síndrome presente seja Humidade-Mucosidade obstruindo o útero, a incapacidade de engravidar pode ser acompanhada de descarga vaginal, dores a meio do ciclo, síndrome policístico do Rim, excesso de peso. A língua apresenta-se inchada e o pulso deslizante.

Formas de tratamento
No que respeita à medicina chinesa, a fitoterapia possui várias fórmulas que são administradas de acordo com a situação da paciente, ou seja, do conjunto de sintomas que esta apresentar.
A acupunctura e a moxabustão têm também resultados muito animadores.

Formas de prevenção
Formas de prevenção da infertilidade
Caso pretenda engravidar, evite exercícios vigorosos, banhos quentes e saunas.
Não fume. Evite ficar perto do fumo de cigarros.
Evite o stress.
Evite a ansiedade.
Mantenha uma alimentação equilibrada. Reduza a gordura animal, fritos, açúcar ou alimentos ricos em calorias mas de pouco valor nutritivo.
Consuma sementes de abóbora, pólen de abelha e geleia real.

Quando procurar aconselhamento especializado
Sempre que sintomas como os que atrás foram descritos se façam sentir de modo acentuado ou repetido, e nos casos em que as várias tentativas que se fizeram para a conceção tenham falhado.
Pessoas mais predispostas
Mulheres que mantenham uma alimentação desequilibrada, muito rica em gorduras, fritos, alimentos muito calóricos mas pouco nutritivos.
Mulheres que fumem, ou tenham que trabalhar em locais poluídos.
Mulheres que frequentem saunas, banhos quentes ou façam exercícios, podem ter uma maior dificuldade em engravidar, uma vez que tais ações levam a mudanças na ovulação.

Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro – Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC)