Caranguejo


O caranguejo é um crustáceo que normaliza a temperatura do corpo, é estimulante e cicatrizante e tem várias aplicações, saiba quais….

 O que é
O caranguejo é um crustáceos decápodes, braquiúro. São muito vulgares na costa marítima de Portugal. Em Portugal a pesca do caranguejo teve um papel fundamental no desenvolvimento da praia da Aguda onde, como em muitas partes do litoral português, empregava grande número de pessoas.

Propriedades
Normaliza a temperatura do corpo, é estimulante e cicatrizante. O caranguejo, por cada 100 g de parte comestível, contém 14 g de proteína; 2,6 g de gordura; 0,7 g de hidratos de carbono; 141 mg de cálcio; 191 mg de fósforo; 0,8 mg de ferro; 230 Ul de vitamina A; 0,01 mg de tiamina; 0,51 mg de ovoflavina; 2,1 mg de ácido nicotínico e traços de colesterol. Os músculos contêm aminoácidos livres (ácido glutâmico, glicina; prolina; histidina e arginina).

Em que situações deve ser utilizado
Bom na cicatrização de ossos fracturados, fortalece os tendões; em casos de luxações, tinha, erupções cutâneas causadas por verniz; aumenta os líquidos do estômago (energia Yin); sarna, dermatites, furúnculos, queimaduras; purifica o sangue e remove a estagnação do sangue. Ajuda ainda a aliviar a icterícia e a eliminar a tosse.

Como se utiliza
O caranguejo é geralmente esmagado a fim de se extrair a parte interior; pode ainda tostar-se e moer para o reduzir a pó. É muito utilizado em saladas, em molhos, e pode ser encontrado na composição de cápsulas ou comprimidos.

Pode, ainda, extrair-se do caranguejo, um sumo para uso externo ou interno.

Quando não deve ser utilizado
O caranguejo é contra-indicado em casos com hipofuncionamento do Estômago (deficiência de Yang do estômago) e durante a convalescença de uma doença devido a factores climáticos (vento, frio, calor, humidade, secura).

Modo e quantidade de administração
Para lesões traumáticas ou para cicatrizar as fracturas dos ossos: faça um chá com caranguejo demolhado em vinho de arroz ou de milho painço (millet) quente. Beba tudo de uma vez. Pode também aplicar o caranguejo na zona afectada, ou ainda torrar um caranguejo fresco, esmague-o reduzindo-o a pó. Misturar o pó com vinho quente e beber.
Para aliviar a icterícia: asse alguns caranguejos até estarem tostados e moa até obter um pó. Dissolva 10 g do pó em vinho de arroz e beba duas vezes ao dia.
Para erupções cutâneas: embrulhe um caranguejo fresco num pano limpo, esmague-o para extrair o sumo. Aplique o sumo na região afectada.
Para eliminar a tosse: esmague um caranguejo de modo a conseguir extrair o sumo e beba.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
Aconselha-se a gestantes ou não que se certifiquem se os caranguejos são frescos para não provocarem intoxicação. Para minimizar os efeitos tóxicos deve-se usar sumo de gengibre fresco diluído em água e beber.

As patas do caranguejo dissolvem os coágulos de sangue e causam aborto acidental, devendo por isso ser consumidos com especial cuidado durante a gravidez; são benéficas para mulheres com dores pós-parto.

Como se conserva
Os caranguejos devem ser conservados no frigorífico e consumidos o mais rapidamente possível.
 
Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza fria e de sabor salgado. Tonifica o sangue.

Meridianos onde actua
Estômago e Fígado.

Nomes vulgares
Caranguejo.

Outra informação sobre o medicamento
O câncer é o nome dado a todas as formas de tumores malignos. A palavra vem do latim câncer, que significa “caranguejo”.Esse nome deve-se à semelhança entre as pernas do crustáceo (caranguejo) e os tentáculos do tumor, que se infiltram nos tecidos sadios do corpo.

Fonte
“Whole foods Companion” Dianne Onstad – Chelsea Green Publishing Company.

Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro, Especialistas  em Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC