Chá para descontrair


Sem stress não é possível executar a maior parte das tarefas diárias. Mas o nosso organismo só o suporta até um certo limite.
No dia-a-dia somos, por vezes, confrontados com realidades que não se compadecem com as capacidades ou limites do organismo humano.
Se precisamos de alguma tensão para efetuar as atividades mais rotineiras, a verdade é que o excesso dessa mesma tensão acaba por acarretar problemas de saúde vários, que se podem manifestar a nível físico ou psíquico.
Todos nós sabemos quando ultrapassamos o limite e devemos parar, mas poucos obedecem aos sinais de alarme, e acabam por perder mais do que o que ganham. Passa-se uma vida a gastar a saúde para ganhar dinheiro, e passam-se meia dúzia de anos a gastar o dinheiro que ganhámos para recuperar a saúde, e nem sempre tal é possível.
Para além de atividades físicas, quer em ginásio quer ao ar livre, tomar regularmente uma infusão poderá ajudar a relaxar e a diminuir o stress.
Misture 10 g de flores de camomila (Matricaria recutita), 10 g de flores de tília secas (Tilia europaea), 10 g de gotu-cola (Centella asiatica) e 20 g de rabo-de-raposa (também conhecida por betónica) seco (Stachys betonica). Guarde esta mistura num recipiente fechado, de preferência, hermético.
Deite 2 colheres de chá desta mistura numa chávena e acrescente água a ferver. Deixe em infusão durante 5 a 10 minutos. Coe e beba. Enquanto se sentir stressado tome 3 ou 4 chávenas por dia.

Todas estas plantas têm propriedades sedativas, ajudando no relaxamento físico e psíquico.

Autor

Manuel João Pinheiro, ESMTC. (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa).