Passar-se algumas ou muitas horas seguidas sentado a uma secretária ou de pé, quem sabe em frente a um computador, sem fazer qualquer tipo de pausa para, mais que não seja, esticar as pernas e estirar os braços, leva a um sem número de mazelas musculares e articulares.
Se é daquelas pessoas que não pode, seja qual for o motivo, pedir ajuda a um especialista, adquira alguns óleos essenciais e massaje-se ou faça compressas. Para além de aliviarem a tensão muscular, os extractos de plantas medicinais podem estimular a eliminação dos produtos de excreção, incluindo as toxinas que podem estar na base das afecções reumáticas.
Neste texto far-se-á referência a alguns tipos de dor e respectivos óleos que pode aplicar.
As cãibras ou espasmos musculares podem ser provocadas por excesso de exercício físico, má circulação, deficiência de vitaminas ou aquando dos períodos menstruais.
Pode socorrer-se dos seguintes óleos essenciais:
Eucalipto, toranja, gengibre, alecrim e manjerona para aquecer e aliviar a dor.
Cipreste, limão, mandarina/tangerina, rosa, pinheiro e manjericão a fim de estimular a circulação.
Jasmim, zimbro e funcho se houver dores menstruais.
Alfazema, camomila-romana e ylang-ylang se quiser descontrair.
Se for acometido, com alguma frequência, de dores nas costas provocadas por: má postura, uso dos músculos quando estes ainda não se encontram devidamente aquecidos, levantamento de objectos pesados, falta ou exercício em excesso, faça um banho relaxante, ou peça a alguém que lhe dê uma massagem local com os seguintes óleos essenciais:Zimbro, camomila-romana, alecrim e manjericão que possuem propriedades calmantes e estimulantes.
Eucalipto, pinheiro, manjerona e vetiver para alcançar relaxamento e aquecer.
Alfazema e salva esclareia pelo seu efeito anti-inflamatório e relaxante.
O reumatismo traduz-se por dor e inflamação de músculos, ligamentos e tecidos conectivos das articulações. Fazendo uso dos óleos essenciais procure aliviar o sofrimento, relaxar os músculos, atenuar o inchaço e abrandar a dor. Pode fazer uma massagem geral, ou cingir-se ao local afectado, fazer compressas ou usar os óleos na água do banho. Procure os seguintes óleos essenciais:
Eucalipto, gengibre, alfazema, camomila-romana, pinheiro, manjerona e vetiver para obter relaxamento.
Com propriedades anti-inflamatórias pode usar a angélica, o cipreste, limão, lima, mirra, alecrim, manjericão e milfolhada.
Ponha as mãos, essência e carinho à disposição de todas as células que possui!
Autor
Ana Rita Lopes, ESMTC