Estudo de caso: efeitos de dois protocolos na depressão


Autor: Ana Canhota

Área: Acupunctura

Ano: 2018

Orientador(es): Ana Varela e Pascoal Amaral

Júri de Discussão (Presidente): Nélson Mártires (Vogais): Daniel Lopes e Rogério Costa

RESUMO

Objectivo: Esta investigação assenta num estudo de caso sobre uma patologia que ainda hoje é tida com algum preconceito, mas que afecta bastante o estado emocional, social e profissional de um indivíduo, a depressão. Esta questão é solucionada através de fármacos, no entanto a medicina tradicional chinesa oferece um leque de possibilidades sem efeitos secundários face a este problema, entre os quais se pode salientar a acupunctura. Visa-se neste estudo averiguar os efeitos de dois protocolos combinados de acupunctura (protocolo 1: Bx13, Bx15, Bx17, Bx18, Bx20 e Bx 23; Protocolo 2: VG24, VG20; Anmian; C7 e BP6) no tratamento da depressão, dando continuidade à investigação da Dra. Ma Jing.

Métodos: Realizou-se o tratamento em 6 sessões de acupunctura, dois dias consecutivos por semana, durante um mês, alternando entre os dois protocolos. Iniciou-se e terminou-se o tratamento com o auxílio do Questionário de Beck (determinante para a avaliação do grau de depressão, mediante um score) e o diagnóstico diferencial em MTC.

Resultados: Os resultados demonstraram uma variação de 15 valores entre o score inicial (de 21 valores) e o score final (de 6 valores) relativamente ao Questionário de Beck, e a atenuação de grande parte dos sintomas da depressão e das síndromes identificadas segundo a MTC.

Conclusões: Podemos aferir que este tratamento foi eficaz no combate face à depressão neste estudo e que teve mais influência nas síndromes de deficiência de Sangue e de Yin.

Palavras-chave: Depressão; depressão por deficiência de sangue, depressão por deficiência de yin, protocolos alternados; pontos shu; Questionário de Beck; acupunctura.