Exercícios para a boca


Servimo-nos da boca constantemente, para falar, para comer, para beijar.

Os exercícios que aqui lhe sugerimos ajudam a proteger essa zona e a impedir a ocorrência de problemas como as cáries e gengivites.

Este simples exercício com a língua parte também do pressuposto de que a língua é a abertura para o coração.

A raiva, o amor, a compaixão e a cólera residem no coração e são estimulados pela língua.

Deste modo, o exercício não só lava, limpa a boca e os dentes como também estimula o coração.

  1. Antes do mais convém, com frequência, fazer rodar a língua por todo o interior da boca, as gengivas e os dentes, tal como faríamos com uma escova de dentes.
  2. Enquanto a língua vai percorrendo a boca haverá uma segregação de saliva. Em vez de a engolir, deixe que ela se acumule até que a boca esteja cheia dela.
  3. Utilize-a então para um banho de toda a boca, não esquecendo as gengivas e os intervalos entre os dentes.
  4. No final tente separar a saliva em três partes semelhantes e engula cada uma delas lentamente, sentindo a sua descida até ao estômago e a energia que ela transporta. Isto é tão relevante na tradição chinesa que é chamado de “água celeste”. A tradução literal deste exercício é: “O dragão vermelho dança por cima do oceano para criar o vento, a chuva e as nuvens”. O dragão vermelho é a língua e o oceano é a saliva.

Todo este respeito pela saliva vem do poder que esta tem como água de cura natural. A saliva consegue eliminar micróbios e é capaz de tratar infecções. Sabe-se até actualmente que ela produz sobre os dentes uma hormona específica que ajuda a prevenir as cáries. Aliás, quando nos cortamos vale a pena cobrir a ferida com saliva.

Ela lava o golpe e dá um primeiro combate a qualquer risco de infecção. Como sabemos, a saliva tem também um importante papel na digestão, no primeiro patamar de decomposição dos alimentos.

Estimular diariamente as glândulas salivares é, portanto, bom para que elas se mantenham activas até à velhice. E é também desejável mastigar os alimentos e envolvê-los bem em saliva até que eles se tornem líquidos. Lembremo-nos que o estômago não tem dentes.

Já os dentes, para os fortificar, assim como às gengivas, bata-os uns contra os outros 36 vezes.

Este pequeno exercício tem também a virtude de nos ajudar a manter alerta quando, durante o dia, temos uma quebra de energia. Dentes que se descarnam costumam ser um sinal de envelhecimento e o simples bater e cerrar dos dentes ajuda a conservá-los em bom estado.

Autor

Jaime Melo, ESMTC. Revisto por Deolinda Fernandes (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa).