Dor Ciática – como tratar?


dor ciática

A dor ciática atinge sobretudo o indivíduo do sexo masculino entre a terceira e a sexta década de vida, habitualmente após a execução de um esforço ou levantamento de um peso. Saiba, além de outras coisas, como prevenir e tratar estas dores bastante incómodas e impeditivas.

O que é a dor ciática?

A ciática ou lombociatalgia é uma dor característica que traduz a inflamação das raízes nervosas da 5ª vértebra lombar e da 1ª vértebra sagrada. Tem uma localização particular (nádega, face posterior da coxa e perna, do lado afectado), que acompanha o trajecto do nervo ciático. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a ciática é um enfraquecimento que se constata a nível físico (vértebras desviadas) e a nível energético (obstrução da energia dos meridianos, canais da energia, da Bexiga e do Rim).

Quais as causas?
Segundo a MTC os factores causadores das dores ciáticas são:

  • Trabalho físico excessivo – carregar objectos pesados com certa regularidade, forçar de forma intensa os músculos da parte inferior das costas e dos Rins. Desta maneira as costas ficam enfraquecidas fisicamente (músculos da parte inferior das costas não conseguem suportar as vértebras, podendo provocar a deslocação de uma ou mais vértebras) e energeticamente enfraquece o Qi do Rim.
  • Actividade sexual excessiva – sob o aspecto energético enfraquece as costas, pois esgota o Qi e o Jing do Rim. O Qi deficiente falha na nutrição e no fortalecimento dos músculos, estes não suportam as vértebras, podendo haver deslocação das mesmas, compressão do nervo ciático e obstrução dos meridianos da Bexiga e Rim.
  • Gravidez e parto – não constituem por si uma causa da ciática. Só o serão nas mulheres de constituição fraca e naquelas que não se resguardam o suficiente após o parto ou multíparas com partos sucessivos.

Segundo a medicina ocidental, a causa mais frequente da dor ciática é a hérnia discal. Os últimos discos intervertebrais têm uma relação próxima com as raízes nervosas, pelo que as suas alterações degenerativas conduzem com frequência a complicações neurológicas.
O diagnóstico é habitualmente confirmado pela TAC que evidencia a migração do disco, com protrusão para o exterior. A eletromiografia pode confirmar a lesão da raiz nervosa.

Quais os sintomas da dor ciática?

Sintomas apresentados em quadros de:

  • Humidade-frio: pode causar quadros crónicos e agudos de dor nas costas. A dorpiora pela manhã e melhora com exercício físico. É aliviada com a aplicação de calor e piora no clima frio e húmido. Caso haja predominância de Frio, pode ocorrer rigidez e contracção dos músculos das costas. Se houver predominância de Humidade, pode ocorrer inchaço, formigueiro e sensação de peso.
  • Estagnação de Qi e Sangue: é caracterizada por dor severa, do tipo “facada” que piora com o repouso e melhora com o exercício moderado (embora possa piorar com o esforço excessivo). A região é mais sensível ao toque, não responde às alterações do clima e piora nas posições em pé e sentada. Não mostra alterações mediante a aplicação de calor. Há também tensão e rigidez acentuadas dos músculos das costas e inabilidade de flexionar, estender ou girar a cintura. Nos casos agudos, esta estagnação é causada por trauma. Nos casos crónicos, traumas repetidos causam crises recorrentes de dor, especialmente se houver um fundo de deficiência do Rim.
  • Deficiência do Rim: causa dor crónica nas costas. A dor é do tipo surda e surge em crises. Melhora com o repouso e piora mediante o cansaço. É agravada pela actividade sexual. Se for causada por uma deficiência de yang do Rim, pode ocorrer uma sensação de frio nas costas, a qual pode melhorar com a aplicação de calor.

Como se diagnostica?
Segundo a MTC, as condições patológicas mais comuns diagnosticadas em casos de ciática são:
•    Deficiência do Rim.
•    Retenção de Frio (Vento-Frio que invade as costas).
•    Retenção de Humidade.
•    Estagnação de Qi e de Sangue devido a esforço excessivo.
Se a dor irradiar da perna para as costas, isso indica uma condição de Plenitude, geralmente proveniente de Humidade-Frio nos meridianos da perna.
Condições patológicas menos comuns:
•    Queda.
•    Repouso em superfícies húmidas.
•    Invasão externa de Humidade-Calor nos meridianos da Bexiga ou da Vesícula Biliar.

Formas de tratamento da dor ciática

A acupunctura, a massagem Tuina e a fitoterapia têm tratamentos bastante eficazes. Procure um especialista de MTC, que irá usar o tratamento adequado, de acordo com a síndrome determinante para esta patologia.

Formas de prevenção
•    Evite um estilo de vida sedentário, faça exercício físico moderado, nem que seja uma simples caminhada.
•    Pratique uma modalidade que o faça sentir bem.
•    Faça Tai chi, se ainda não experimentou. Recorra a uma escola para aprender, e pratique pelo menos meia hora todos os dias.
•    As mulheres após o parto devem permanecer em repouso e ingerir alimentação saudável e nutritiva, para que a sua fraqueza constitucional melhore e previna o aparecimento de dor ciática.
•    Faça, de tempos a tempos, uma radiografia às vértebras lombares e sagradas.

Doenças comuns – como diferenciar?
Dores musculares – as dores abrangem uma área maior da perna e passam entre 2 a 4 dias.
Quando procurar aconselhamento especializado
Sempre que sintomas como os que atrás foram descritos se façam sentir de modo acentuado ou repetido.
Pessoas mais predispostas
•    Pessoas que pratiquem corrida pela manhã em clima frio e húmido.
•    Praticantes de natação ou mergulhadores (no mar) que permaneçam com a roupa de mergulho molhada sob a acção do vento das praias.
•    Os pedreiros que trabalham ao ar livre sob a acção da chuva.
•    Idosos – a dor nas costas oriunda de deficiência do Rim é mais comum nesta etapa da vida.
•    Gestantes e parturientes.

Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro (Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa – ESMTC)