Moxabustão | Introdução – Poderei fazer em casa?


O que é a Moxabustão?

A Moxabustão consiste na aplicação de calor em pontos situados ao longo dos trajectos dos meridianos ou de determinadas áreas do corpo. Portanto, dirige-se também aos pontos de Acupunctura e pode ser combinada com a agulha (técnica de “agulha quente”).

Este calor obtém-se da combustão da “lã” de moxa, confeccionada com folhas da planta artemisia vulgaris, em forma de charutos (comprado já preparado), cones, bagos ou outra forma modelada pelas mãos do Especialista.

É mais utilizada durante o tempo frio ou temperado.

Como obter o charuto de moxa?

Pode obter o charuto de moxa em algumas ervanárias ou casas que vendem produtos chineses. Deve conservá-lo num lugar seco.

Como acendê-lo?

Deve acendê-lo com um isqueiro numa das extremidades, soprando para que toda a extremidade se torne incandescente e se consuma de forma regular. Deverá puxar o papel que o envolve um pouco para trás.

Como se utiliza?

Depois de aceso, deve aproximá-lo da área do corpo ou do ponto que pretende aquecer, mas mantendo uma distância de aproximadamente 3 a 5 cm. O rolo deve ser colocado na perpendicular sobre o ponto.
O Calor deve penetrar de forma lenta e gradual, de modo a obter uma sensação agradável de Calor que penetra suavemente. Quando a sensação de Calor começa a tornar-se intensa deve pressionar ligeiramente o ponto ou região, como quem empurra o Calor para o interior, afastando o charuto para de novo o voltar a colocar na posição inicial. Não se deve deixar atingir uma sensação de queimadura, mas a região ou o ponto deve tender a ficar progressivamente mais quente.
O tempo necessário para obter esta sensação varia de pessoa para pessoa e depende do estado energético da região ou do ponto. Em média são necessários 5 a 10 minutos para obter o resultado desejado. Quanto mais lentamente o Calor penetrar, melhor o efeito que poderá obter: por isso deve aproximar e afastar de modo a não existir um aquecimento rápido e desagradável.

Como apagar?

Pode utilizar um apagador de moxa que poderá adquirir também em loja especializada ou apagar o charuto de moxa num cinzeiro. Mas, para ter a certeza de que fica devidamente apagado, utilize uma tesoura para cortar a ponta queimada.

Contra indicações e cuidados especiais

Não deverá fazer moxa nas situações de plenitude-Calor e vazio de yin.
Não há contra-indicação de uso de moxa durante a gravidez, mas não deve ser usada no baixo ventre e parte baixa da coluna vertebral. Nas crianças com menos de 7 anos de idade devem tomar-se precauções especiais. Nas pessoas com pele frágil ou perda de sensibilidade deve manter-se constante atenção ao aspecto e temperatura da pele para evitar queimaduras. Já sabe como utilizar o charuto de moxa, agora precisa de saber quais as situações em que deve aplicá-lo.

Veja a nossa Sugestão de Aplicação no Ponto 36E

O ponto de Acupuntura Estômago 36 é conhecido para o uso da Moxabustão indireta, para melhorar a longevidade e prevenir doenças.

Prof. Dr. José Faro, (Co-director ESMTC, Especialista de Medicina Tradicional Chinesa) e equipa ESMTC, 2021