Conjuntivite em Medicina Tradicional Chinesa


A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva ocular, podendo ser aguda ou crónica. A conjuntivite aguda aparece rapidamente, e pode ser provocada por vírus ou bactérias, alergia por exposição a poeiras, vapores irritantes, pólen ou sol. A conjuntivite crónica tem sintomas persistentes, menos intensos do que a aguda, e pode ser causada por alergias, doenças reumáticas crónicas e redução da secreção lacrimal.

As conjuntivites provocadas por alergias, aparecem com mais frequência na Primavera.

Os principais sintomas são:

• Dor, sensação de ter areia no olho, irritação.
• Inflamação ou olhos vermelhos.
• Secreção verde ou amarelada no canto do olho.
• Comichão e inchaço das pálpebras.
• Lágrimas abundantes ou secura.
A Medicina Tradicional Chinesa encara a conjuntivite sob dois aspectos:

• Invasão de factores patogénicos externos, normalmente vento e calor.
• Desequilíbrio energético do fígado, que tem relação com o olho, ou dos rins, que regulam a água no corpo.
Aconselha-se a visita a um terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, No entanto, deixamos aqui dois processos, com plantas medicinais, para poder atenuar os sintomas e o mal-estar.

Uso local

Em 300 ml de água deite 3 colheres de chá de flores de camomila secas. Deixe ferver durante 15 minutos. Coe e deixe arrefecer. Utilize uma gaze limpa para aplicar no olho 4 vezes por dia. Pode guardar no frigorífico durante uma semana.

Uso interno

Prepare uma decocção com as seguintes plantas:

Cavalinha: 6 g
Crisântemo: 3 g
Hortelã: 3 g
Semente de damasco: 3 g
Carqueja: 3 g
Crista de galo: 6 g
Madressilva: 6 g
Alcaçuz: 3 g

Deitar as plantas, cortadas em pedaços pequenos, num recipiente com água suficiente para as cobrir, e deixar cozer em lume muito brando durante 15 minutos. A hortelã e a madressilva só devem ser colocadas nos últimos 5 minutos de cozedura. Mexa de vez em quando e acrescente água de modo a que as plantas fiquem sempre submersas. Coe e tome de imediato. Repita o processo duas vezes ao dia. Se achar necessário, pode adoçar com mel.

Outras medidas essenciais passam por não coçar os olhos, evitar a luz e usar óculos escuros, evitar os alérgeneos e ambientes contaminados com fumo de tabaco, assim como o ar condicionado.
Autor
Manuel João Pinheiro, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC.