Prevenir a hipertensão


Ter hipertensão arterial significa que a pressão sanguínea nas artérias ultrapassou os limites considerados normais. Desconhecem-se as suas causas, mas conhecem-se muitos factores de risco, essenciais para prevenir a hipertensão:

• Má alimentação.
• Tabagismo.
• Stress.
• Obesidade.
• Consumo exagerado de álcool, café ou sal.

Pelo exposto, eliminando ou reduzindo os factores de risco, pode prevenir o aparecimento da hipertensão ou mesmo conseguir o seu controlo.

A alimentação tem um papel preponderante, pelo que é fundamental reduzir o consumo de sal, ingredientes picantes, álcool, café e alimentos gordurosos, devendo optar por alimentos ricos em gordura insaturada, em potássio e cálcio.

Frutas e legumes, como melão, uva, banana, batata, alface, tomate, cogumelos, cebola, produtos lácteos magros, salmão, cavala, sardinhas e carne de peru, são alguns dos alimentos a privilegiar. Uma actividade física regular e equilibrada, como o tai chi, pequenas caminhadas e deixar de fumar, no caso de ser fumador, poderão contribuir para a manutenção de uma tensão arterial normal.

Prevenir a hipertensão com MTC

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), síndromes como a subida de Yang do Fígado, Calor do Coração, vazio de Yin do Rim e Fígado podem estar na origem da hipertensão. Como as síndromes podem variar, também o tratamento da MTC para a hipertensão pode variar de caso para caso. Na verdade o que a MTC vai tentar fazer é tratar a causa e não só baixar a tensão arterial pontualmente.

A hipertensão é um dos factores que provoca acidentes vasculares cerebrais (AVC), pelo que, se não consegue controlar a sua tensão dentro dos parâmetros normais, não demore a procurar ajuda. Ela existe!

Não esqueça que o prevenir evita males maiores.

Autor
Manuel João Pinheiro, ESMTC. (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa).