A Primavera – a estação do elemento Madeira


Introdução

Os antigos filósofos orientais observaram que o Universo é composto por infinitas combinações de mudanças ou movimentos.

Classificaram-nos em 5 processos aos quais deram o nome de 5 dinamismos, movimentos ou elementos. São eles – madeira, fogo, terra, metal e água. Não é a substância dos 5 elementos, mas a natureza do seu comportamento característico que é vital para a conceptualização destes processos.

A Madeira

O movimento madeira é o arquétipo daqueles processos e dinamismos cuja qualidade inerente é o crescimento.

A estação do ano que corresponde à Madeira é a Primavera. O início do Ano Novo Chinês marca o início da Primavera na cultura e na Medicina Tradicional Chinesa. A emoção raiva tanto pode ser entendida como a força motriz da criação da vida como ser fonte geradora de problemas graves de saúde.

A Primavera

Chega a 21 Março ao mundo Ocidental, é a estação do despertar e crescimento da energia Yang, visível pelos dias mais longos e mais quentes, as flores a florir, os animais a acasalar, as andorinhas a fazer os ninhos… Na Primavera dá-se um despertar da vida.

Segundo a teoria dos 5 elementos, esta é a estação da Madeira, do Vento e do sistema Fígado/Vesícula Biliar. A emoção associada é a Raiva que equilibrada pode apoiar a Criatividade e em desequilíbrio manifesta-se pela irritabilidade e agressividade. O modo de expressão é o grito, a abertura do Fígado os olhos e este órgão controla os tendões.

Este aumento da energia Yang pode revelar-se patológico em pessoas que apresentem uma propensão para um quadro de excesso de Yang e/ou deficiência de Yin. Na MTC torna-se imperativo equilibrar o organismo, enfatizando o tratamento ou prevenção de desequilíbrios de F e VB.

Sugerimos, uma consulta de MTC primaveril ou, se preferirem, experimentem esta infusão para limpar e acalmar o Fígado.

 

O elemento Madeira 

Estação do ano Primavera
Órgão (Zang) Fígado
Víscera (Fu) Vesícula Biliar
Tecido Tendões
Factor climático Vento
Emoção Raiva, ressentimento / Criatividade
Cor Verde
Sabor Ácido
Actividade Andar
Abertura Olhos

 

Ver quadro global dos 5 elementos ou movimentos

Nuno Lemos e revisão da Equipa ESMTC, 2021