Audição – Dia Internacional da Audição


O dia 3 Março é o Dia Internacional da Audição. A audição é um sentido muito importante que, na Medicina Tradicional Chinesa, à luz da teoria dos 5 elementos, está associado ao Elemento Água. Associa-se também aos orgãos Zang Fu: Rim (zang) e bexiga (fu). A emoção é o Medo e a Ansiedade. O medo deve ser entendido aqui na sua dupla face: receio ou temor mas também o “instinto” de Sobrevivência que permite a Auto-preservação. A cor é o preto ou o azul. A abertura são os ouvidos. A estrutura os ossos, a forma os cabelos. O sabor o salgado.

Assim, de acordo com a Lei da Geração e do Controlo, a Água nutre o Elemento Madeira (associado ao Fígado/Raiva) e contem o Fogo (associado ao Coração/Alegria). Poderemos também dizer que, emocionalmente, a emoção do Medo alimenta a Raiva e é contido pela Alegria. Faz-te sentido?

 

#5elementos #diainternacionalaudição #inverno #água #ouvir #ouvidos #audição #rim #bexiga #5elements #medo #ansiedade #cabelos #salgado #ossos #medicinachinesa #medicinatradicionalchinesa #ciclogeração

 

Equipa ESMTC, 2021