Raiva – a Emoção do Elemento Madeira


A raiva é a emoção correspondente ao fígado 

O Fígado pertence ao Elemento Madeira cuja estação é a Primavera. É na Primavera que as flores nascem, que a vida, lentamente, começa a brotar do seu hibernamento. A raiva entendida como impulso para a acção é a força motriz da criação da vida. A iniciativa e o dinamismo realizador permitem-nos ultrapassar os obstáculos que encontramos no decurso da nossa existência. 

Raiva bem-sucedida

Num atleta é a sua vontade de vencer a todo o custo uma corrida, uma partida de ténis ou um combate. Como tal, é vista como uma força impulsionadora que permite ao indivíduo conquistar os seus objectivos. 

Raiva mal-sucedida

No entanto, quando não é bem-sucedida tende a exacerbar-se e virar-se contra o nosso organismo.  Um atleta que pratique muito, mas que não consiga alcançar os seus objectivos, pode acumular raiva dentro de si e isso é causa de produção de desequilíbrios energéticos internos.

Por vezes, a raiva dá lugar à frustração que não é mais do que uma das diferentes facetas da raiva 

Imaginemos um homem que tenta derrubar uma parede à martelada. Primeiro dá uma martelada leve, mas a parede fica na mesma. A seguir, bate com mais força e mais força até que a parede parece começar a ceder. A pintura desapareceu e começam a aparecer brechas ao longo da parede. A pessoa com mais raiva ainda bate com mais força e continua assim até que ou deita a parede abaixo ou não deita a parede abaixo.

Caso a parede ceda, os objectivos foram conseguidos e a raiva dá origem a um sentimento de felicidade (proveniente do coração). No entanto, existe a possibilidade de a parede não ceder. Com o tempo o indivíduo começa a sentir os braços cansados e dores ao longo do corpo. 

A raiva e o fígado

Os problemas hepáticos podem querer dizer que o nosso modo, habitual ou excessivo, de reação às solicitações da vida é a raiva. A raiva enquanto sentimento potencial revitalizador da vida tem tendência, caso seja sistematicamente recalcada, para estagnar o Qi. Estados de irritabilidade com dor (em particular na zona hipocondríaca) são sinais claros de uma estagnação de chi e corre-se o risco desta estagnação levar ao aparecimento de quistos, massas ou tumores. 

Por outro lado, sentimentos de raiva frequentes podem provocar subidas da energia yang do fígado e o próprio chi estagnado gera calor que tem tendência para subir. Quando o chi do fígado estagna pode invadir o aquecedor médio (baço e estômago). Os vómitos e as eructações decorrentes são devidos à capacidade ascensional do Yang do fígado.

Esta capacidade ascensional pode levar ao aparecimento de diversos problemas como AVC. Os acidentes vasculares cerebrais são, em geral, devidos a uma subida de Yang do Fígado. Como o Yang do Fígado sobe, pode atingir o aquecedor superior com prejuízos possíveis para os órgãos pulmão e coração.

Um impulso para a ação, se for bem gerido, pode ajudar à realização dos nossos anseios enquanto que uma má gestão dos nossos impulsos pode colocar a nossa imagem em causa e levar a sentimentos de culpabilidade que nos farão reprimir os nossos impulsos e dar lugar à raiva e à consequente perda de alegria de viver (o Fígado é a mãe do Coração).

Autor: Nuno Lemos, revisto por Deolinda Fernandes e Equipa ESMTC, 2021