A Teoria do Yin e Yang (Prof. Ana Varela e Prof.a Lurdes Carvalho)


A Teoria do Yin e Yang é uma das teorias principais na base da Medicina Tradicional Chinesa.

As Professoras Ana Varela e Lurdes Carvalho são Professoras no Curso de MTC da ESMTC há mais de 10 anos.

 

O desenrolar de todos os fenómenos no Universo resulta de uma inter-relação entre dois estados opostos, simbolizados pelo Yin e Yang.

A primeira referência ao Yin e Yang surge no “Livro das Mudanças” (I Jing) – 700 a.C. Neste livro, o Yin e o Yang eram representados por linhas interrompidas e não interrompidas.

A combinação destas linhas pode formar:

  • 2 linhas, combinadas aos pares – os 4 estados do Yin Yang.
  • 3 linhas, ou seja o acréscimo de mais uma linha – os 8 trigramas (Ba Gua).
  • 6 linhas, combinações dos 8 trigramas – 64 hexagramas.

Os 64 hexagramas é suposto simbolizarem todos os fenómenos possíveis do Universo que, como se pode constatar, dependem da relação dos dois pólos Yin e Yang.

 Os 8 Trigramas – Ba Gua

A escola do Yin-Yang que surgiu, juntamente com outras, no período que mediou os anos 476-221 a.C., desenvolveu a teoria do Yin/Yang ao seu nível mais elevado. Dedicou-se também ao estudo dos 5 elementos ou movimentos e o seu expoente máximo foi Zou Yan (350-270 d.C.). A escola do Yin-Yang é chamada muitas vezes a escola naturalista por utilizar estas duas teorias na interpretação da natureza e das suas leis de um modo positivo. O estudo da natureza, incluindo o corpo humano e a doença, é feito não para a subjugar, mas para a compreender e beneficiar do seu envolvimento, ao agir em conformidade com ela.

Lai Zhi De TAI CHI TU (Dinastia Ming)

Lai Zhi De TAI CHI TU (Dinastia Ming)

O trabalho desenvolvido por esta escola tornou-se uma herança comum às outras escolas de pensamento nas dinastias subsequentes, nomeadamente nas dinastias Song, Ming e Qing, que integraram esse conhecimento para formar uma filosofia coerente da Natureza, da Ética, da Ordem Social e da Astrologia.

Conceito da Natureza do Yin-Yang

Os caracteres chineses para o Yin e para o Yang estão relacionados com o lado escuro e o claro de uma colina ou montanha. O caracter Yin indica o lado sombrio, escuro, ao passo que o caracter Yang indica o lado claro, ensolarado da montanha.

     Yin e Yang caracteres chineses

Yin-Yang como duas fases de um ciclo

A observação do Yin e Yang, como fases de um ciclo, resultou da observação, da natureza e dos seus ciclos de transformação por, camponeses. Deste modo, surge a observação da alternância do dia e da noite. Dia-Yang; Noite-Yin. A observação do céu (redondo) – Yang e da terra (plana) – Yin. Do céu que contém o Sol, as estrelas e a lua – e portanto significa o Tempo-Yang. Da terra que se divide em campos de cultivo e portanto é o Espaço-Yin. Como o Sol-Yang nasce a Este, Este é Yang; e como se põe a Oeste – o Oeste é Yin, etc.

Os Pontos cardeais surgem de acordo com um observador que se orienta virado para o Sul, para o Sol (imperador); em vez de para o Norte, para a terra (súbditos). Deste modo a Esquerda – é Yang, e a Direita – é Yin.

Surgem então as primeiras correspondências:

Yang Yin
Claro Escuro
Sol Lua
Claridade Sombra
Actividade Repouso
Céu Terra
Redondo Plano
Tempo Espaço
Este Oeste
Sul Norte
Esquerda Direita

Todo o fenómeno no Universo alterna de acordo com um movimento cíclico de altos e baixos, e a alteração do Yin e Yang é a força motivadora desta alteração e desse desenvolvimento. Então, o desenrolar de todos os fenómenos no Universo resulta de uma inter-relação entre dois estados opostos, simbolizados pelo Yin e Yang, e cada fenómeno contém, ele próprio, os dois aspectos em diferentes estados de manifestação Yin e Yang.

  • Yin-Yang como duas fases de transformação

De um outro ponto de vista, Yin e Yang representam dois pólos de transformação porque por eles passam todas as coisas no Universo. E ao passarem por esses dois pólos as coisas transformam-se.

A água dos lagos e dos mares (Yin) aquece e evapora-se (Yang) durante o dia para voltar a condensar-se em água. A forma pode então ser mais ou menos densa. O Yang representa o imaterial e o Yin o mais material. O Yin e o Yang também representam dois estados opostos de agregação das coisas. Então o Yang representa a energia mais pura e o Yin a energia mais densa – a matéria, e deste modo matéria e energia são um continuum com numerosos estados de agregação.

No livro das Questões Simples no capítulo 2

«Yin é quietude, Yang é acção. O Yang dá vida, o Yin fá-la crescer… O Yang é transformado em Qi, Yin é transformado em vida material.»

Como o Yang também corresponde à criação e à actividade, corresponde também naturalmente à expansão e à subida. O Yin corresponde à condensação e à materialização e naturalmente também à contracção e à descida. Então surgem novos aspectos de correspondência Yin e Yang.

Yang Yin
Imaterial Material
Produz energia Produz forma
Cria Cresce
Não substancial Substancial
Energia Matéria
Expansão Contracção
Subida Descida
Acima Abaixo
Fogo Água

A relação de interdependência do Yin -Yang pode ser representada pelo célebre símbolo chamado “diagrama do derradeiro final” (Tai Qi).

O diagrama é um arranjo simétrico entre o escuro do Yin e a luminosidade do Yang, mas esta simetria não é estática. É uma simetria embebida num sentido de rotação, sugerindo, de uma forma intensa, um movimento cíclico contínuo:

O Yang regressa ciclicamente ao seu início, o Yin atinge o seu máximo e cede lugar ao Yang.

Os dois pontos do diagrama simbolizam a ideia de que, ao alcançarem o seu máximo, as duas forças contêm em si a semente do seu oposto.

Os pontos principais da interdependência do Yin-Yang são:

a) Embora sejam estados opostos, Yin-Yang formam uma unidade e são complementares.

b) O Yang contém a semente do Yin e vice-versa.

c) Nada é totalmente Yin ou totalmente Yang.

d) O Yang transforma-se em Yin e vice-versa.

O Yin e o Yang relacionam-se num estado de equilíbrio permanente, o qual é mantido por ajustamentos dos níveis Yin e Yang.

A teoria do Yin e Yang apresenta 3 elementos-base:

1) Oposição do Yin e Yang

A oposição não é absoluta, é relativa. A qualidade Yin ou Yang não é intrínseca, mas sim em relação a outra coisa qualquer.

Por outro lado, embora todas as coisas contenham Yin e Yang estes não estão nunca presentes numa relação estática de 50/50, mas num equilíbrio dinâmico e em mudança permanente.

2) Relação recíproca do Yin e Yang

  • Interdependência do Yin e Yang

O Yin e o Yang são opostos mas não podem existir um sem o outro. A essa relação mútua designa-se “raiz recíproca”.

3) Crescimento e decrescimento do Yin e Yang

Consumo mútuo do Yin e Yang

O Yin e o Yang relacionam-se num estado de equilíbrio permanente, o qual é mantido por contínuos ajustamentos dos níveis relativos de Yin e Yang. Quando, quer o Yin quer o Yang estão desequilibrados, eles afectam-se necessariamente um ao outro, alterando a sua proporção e ocasionando um novo equilíbrio. Deste modo, para além do estado normal de equilíbrio Yin e Yang, existe uma infinidade de estados possíveis de desequilíbrio, dos quais destacamos 4 fundamentais:

  • Preponderância do Yin.
  • Preponderância do Yang.
  • Fraqueza do Yin.
  • Fraqueza do Yang.

A inter-transformação do Yin em Yang

Existem duas condições para a transformação do Yin em Yang:

a) É necessário que existam condições internas – as coisas só se transformam porque existem primeiramente condições internas para que isso aconteça e só, secundariamente, condições externas.

b) É necessário o tempo certo. O Yin e o Yang só se podem transformar um no outro num determinado estado de desenvolvimento.

Autoras: Prof. Doutora Ana Varela e Prof.a Dr.a Lurdes Carvalho, Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC

via GIPHY