Consulta de Massagem Terapêutica Tui Na


massagem terapêutica Tui Na

Todos os recursos da Medicina Tradicional Chinesa à sua disposição

em cada consulta e em cada tratamento.

Centro de Consultas de Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa

Fale connosco

Ligar

O nosos Centro de consultas tem à sua disposição a consulta de Massagem terapêutica de Tui Na, este tipo de consulta está disponivel todas as 6ª feiras e sabádos de manhã.

A equipa de Consultas de Massagem terapeutica Tui Na, obedecem a um código de ética e um código de prática segura que impõem rigorosos princípios de disciplina, segurança e qualidade.

Todos os chefes de clínica possuem longos anos de experiência terapêutica.

Uma filosofia de prevenção e tratamento diferentes…

Aqui encontra uma filosofia de prevenção e tratamento onde o estado de saúde ou desequilíbrio energético do corpo é inseparável das condições da mente e das emoções, do ambiente, das estações do ano, das fases do ciclo diário, do tipo de actividade laboral, das condições sociais envolventes.

Todos estes factores, tão familiares, devem ser necessariamente levados em consideração na prática clínica, para a compreensão da origem dos distúrbios, do significado das melhorias ou agravamento dos sintomas e para o planeamento da cura e da prevenção.

FAQ's

Em que consiste uma consulta de Massagem Terapêutica Tui Na?

Numa primeira consulta é feito um diagnóstico energético, segundo os princípios da medicina tradicional chinesa, rigoroso e completo que inclui o exame dos pulsos, o exame da língua, outros aspectos observáveis no corpo tal como variações de temperatura e pontos de assentimento dos órgãos, e um diálogo que cobre todos os aspectos da sua saúde e que ajuda a clarificar os sintomas. Este é um sistema abrangente e, por vezes, algumas questões podem não estar totalmente relacionadas com a queixa principal, mas procuramos tratar a pessoa como um todo. Esta aproximação holística possibilita ao especialista de MTC o acesso à complexidade do caso de cada utente procurando ir à causa da doença ou do desequilíbrio energético.

Quando completado o diagnóstico, será esboçado um plano de tratamentos, o mais adequado numa perspectiva de integração e mútua potenciação das várias técnicas de medicina tradicional chinesa, e sempre supervisionado pelo(a) coordenador(a) de equipa: acupunctura/moxabustão, fórmulas de plantas medicinais e massagem tuina. Por último, e se tal for necessário, receberá ainda recomendações de dietética tradicional chinesa, de prática pessoal de exercícios energéticos (qigong – lê-se chikung) e conselhos de saúde relativos a hábitos e modo de vida.

Em MTC, tanto o especialista como o paciente participam no tratamento, o praticante com a sua experiência e competência profissional e o paciente ao tomar conta de aspectos do seu dia-a-dia para alcançar uma vida saudável. Esta colaboração proactiva é fundamental na MTC.

Qual a diferença entre Tui Na e outros tipos de massagem?

A diferença principal consiste no facto de a massagem Tui Na dever ser feita depois de se fazer diagnóstico e de se saber qual ou quais os desequilíbrios energéticos de que o paciente é portador. Esta massagem tem como fim restabelecer os desequilíbrios energéticos, enquanto que outros tipos de massagem visam só e unicamente o relaxamento muscular e irrigação muscular.

A massagem Tui Na é aplicada nos mesmos pontos e ao longo dos mesmos meridianos que referimos no artigo sobre acupunctura, embora possa ser também conveniente massajar toda uma zona do corpo.

Ela incide sobretudo na promoção da circulação do Qi/Chi (energia) e do Sangue – nutrindo e protegendo, dispersando, tonificando e harmonizando. O processo pelo qual a Tui Na reforça o Qi incide nas suas funções de formação e de circulação, e deste modo de controlo do Sangue.

O tratamento de massagem pode aumentar a resistência do organismo?

Sim, a massagem Tui Na tem como objectivo principal desbloquear ou favorecer o fluxo de Qi/Chi (energia) e Xue/Sangue nos meridianos onde existe alguma enfermidade.

Se existir uma síndrome num sistema ou órgão em particular, a massagem realizada pelo especialista de medicina tradicional chinesa terá como objectivo restabelecer o equilíbrio energético em particular ou no geral.

 

Que cuidados devo ter após um tratamento de Tui Na?

Quando é massajado o seu organismo terá, durante 72 horas, algumas reacções a que se chama reequilíbrio energético. Durante esse tempo o organismo vai-se auto-equilibrar. Se sentir vontade de estar deitado ou tiver alguma reacção fora do normal deve tentar respeitá-la, pois esta é uma forma de o organismo purgar ou repousar. As reacções durante esta fase devem ser atendidas.

As primeiras massagens, e dependendo do seu estado energético, devem ser intercaladas por períodos de descanso de 3 dias.

Que tipo de reacção pode surgir após um tratamento de Tui Na?

As reacções mais vulgares são:

  • o paciente sente-se bastante aliviado de dores;
  • ter a sensação de leveza e bem-estar, podendo “crescer” alguns centímetros, pois o alinhamento que é feito provoca uma postura mais correcta;
  • se o paciente for novo e se houver uma afecção recente, e um ligeiro desequilíbrio energético, haverá uma sensação de bem-estar. Se o paciente for idoso, e se a afecção for antiga, e houver um grande desequilíbrio energético, haverá uma sensação de quebra e vontade de repousar.

Contactos:

Ligar 213 475 605

E-mail: esmtc@esmtc.pt

Morada: Rua de Dona Estefânia, nº 173

Lisboa – Portugal

Chefes de clínica