Arroz integral em MTC


O arroz é um dos produtos mais consumidos pelo homem; em alguns países, como os do extremo Oriente, o arroz especialmente o integral, é o principal alimento consumido pela população.

O que é
O arroz é uma planta monocotiledónea da família das Gramíneas com algumas espécies e muitas variedades bastante cultivadas, em geral, nas regiões pantanosas, e que tem atualmente, em Portugal, cultura intensiva.
O arroz integral é um produto natural do qual somente se retira a casca durante o processamento, preservando o germe, a camada interna e externa do grão, local onde se encontram os principais nutrientes. Este cereal é característico do extremo Oriente, nativo da Ásia.

Propriedades
O arroz integral é constituído por, fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas. Contém um baixo teor de gordura.
É um grão onde apenas a casca não comestível.
O arroz integral, em relação ao comum, tem várias vantagens: contém mais fibras, acelerando e facilitando a digestão; é ideal para dietas de baixo colesterol; contém maior teor de vitaminas A, B, E e sais minerais.
O arroz integral mantém os seus 3 componentes, ou seja, todos os seus nutrientes.

Em que situações deve ser utilizado
Α Vitamina Β1 está relacionada com ο bom funcionamento do sistema nervoso e do aparelho cardiovascular. Outras vitaminas (Α, PP, Β6 e ácido pantoténico) podem ser encontradas em menor quantidade na película e no gérmen do grão de arroz integral. Além das vitaminas, ο arroz integral apresenta outra vantagem no seu consumo: contém fibras, ideal nas dietas para emagrecer e para reduzir ο colesterol. As fibras que possui ajudam a formar o quimo e o quilo, facilitando com isso a digestão e a evacuação; exercitam os terminais nervosos dos intestinos acelerando o peristaltismo e eliminando a prisão de ventre, e absorvem o colesterol alojado nos intestinos, contribuindo assim para uma boa saúde vascular.

Como se utiliza
É utilizado pelas indústrias de cerveja, aguardente, álcool e vinagre. Α Cultura do arroz é simples, podendo ocorrer em quatro sistemas: sequeiro, baixado húmido, irrigação controlada ou irrigação natural. O arroz integral é muito utilizado em pratos vegetarianos, macrobióticos, em curas periódicas e, como acompanhamento de diversos pratos. É um excelente substituto do arroz branco sendo mais rico a nível nutricional e menos calórico.

Modo e quantidade de administração
Sugestão de preparo:
Cozedura normal
1- Ferva 4 chávenas de água.
2-Acrescente 1 chávena de arroz integral.
3- Tape a panela e deixe cozinhar em lume brando por 45 minutos.
4- Quando o arroz começar a secar, acrescente sal q.b., ½ chávena chá de água fria, um fio de azeite (ou creme de gergelim) e salsa picada.
5- Retire do lume e deixe abafado por 5 minutos e sirva. Desejando o arroz mais macio coloque mais água e abafe por algum tempo.

Cozedura rápida (panela de pressão)
1- Coloque numa panela de pressão, 4 chávenas de água fria.
2- Acrescente 1 chávena do arroz integral e temperos a gosto.
3- Tape a panela e deixe cozinhar por 20 minutos.
4- Retire do lume e deixe a pressão sair e sirva.
Nota: Os tempos de cozimento, podem variar conforme as características do fogão ou forno.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não foram encontradas quaisquer contraindicações, contudo uma dieta baseada estritamente em arroz integral pode provocar no organismo uma carência de ferro e cálcio.

Como se conserva
O polimento diferencia o arroz branco do integral. O processo de beneficiamento remove a película que envolve o grão, aumentando o seu tempo de conservação até dois anos. Após ο polimento, ο arroz recebe talco e parafina, que ο torna mais solto depois de cozido. O arroz integral é um grão onde a casca é retirada, conservando maior nível de nutrientes. Conserve o arroz em sacos de plástico. Depois de aberto, feche-o com uma mola para evitar o contacto com a humidade.
Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza neutra e de sabor doce e picante. Tonifica o sangue e o Qi.

Meridianos onde atua
Intestino grosso e Estômago.

Nome farmacêutico
Não foram encontradas quaisquer contraindicações, contudo uma dieta baseada estritamente em arroz integral pode provocar no organismo uma carência de ferro e cálcio.

Nomes vulgares
Arroz integral

Nome botânico
Oryza glaberrima

Outra informação sobre o medicamento
Na Ásia, tanto a época do plantio, como a época da colheita são acompanhadas de cultos religiosos, pois o Imperador chinês no ano de 2.800 a.C, conhecedor do valor deste cereal, assumiu o privilégio de semeá-lo numa concorrida cerimónia do seu Império, onde os príncipes da sua família semeavam classes de grãos.
O arroz é símbolo da fecundidade na Ásia e sempre acompanhou os recém-casados no matrimónio. O costume de atirar arroz sobre os noivos tornou-se símbolo da fertilidade e da prosperidade no mundo inteiro.
Atualmente, o arroz alimenta mais da metade do planeta, mas somente com a abertura dos portos por D. João VI em 1.808, é que este cereal começou a entrar em grande quantidade no Brasil, fazendo tanto sucesso que chegou a modificar os hábitos alimentares da população da época, até então habituada aos alimentos mais consumidos no país, o angu e a batata-doce, que tiveram que ceder lugar ao recém-chegado, o arroz.

Autor
Diana Pinheiro (especialista de Medicina Tradicional Chinesa), ESMTC