Castanheiro da India


Se sofre de transtornos venosos, que se traduzem em varizes ou hemorróidas, está na altura ideal de os aliviar e tratar.

O Verão já acabou e é agora no Outono, em que há menos calor, a altura propícia para tratar das mazelas. A temperatura é importante uma vez que com o calor as veias tendem a dilatar e, a constrição das mesmas é maior com o frio. Deve-se tratar agora (aproveitando a natural constrição das veias) para prevenir futuras situações ainda mais desconfortáveis.

O castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum) é uma árvore cujos constituintes possuem propriedades notórias na resolução de transtornos venosos. É óptimo para vitalizar o sangue, remover a congestão e restaurar as veias.

Esta árvore pertence à família das Hipocastanáceas e é também conhecida por castanheiro-cavalar ou castanheiro-falso.

O seu sabor é ligeiramente picante; é adstringente e pungente; é de natureza fria; tem propriedades descongestionantes, adstringentes e restauradoras. Age sobre o sistema venoso e uterino, no fígado e sangue. Actua nos meridianos do Fígado, do Pulmão e do Intestino Grosso.

Pode ser utilizado no tratamento de varicosidades, pernas pesadas e doridas, cãibras nas pernas durante a noite. Trata hemorróidas (com ou sem sangramento), estagnações de sangue a nível uterino com presença de dor e fluxo abundante.

Para além das indicações principais dadas acima, o castanheiro-da-índia possui outras indicações.

Normalmente é utilizada a semente do castanheiro-da-índia, podendo, no entanto, ser utilizada a casca e a flor, ainda que tenham uma acção mais forte, podendo a sua infusão ou extracto lesar o estômago. Existem à venda sob a forma de comprimidos ou ampolas, o que torna mais fácil e segura a sua toma.

Autor
Ana Rita Lopes, ESMTC.