Fitoterapia na ESMTC


FITOTERAPIA NA ESMTC

A experiência clínica e académica na área das plantas e fórmulas medicinais chinesas é central no património de competências da ESMTC. Desde a sua fundação, está presente a valorização e defesa destes conhecimentos tradicionais e a promoção da Saúde pela harmonia com a Natureza. 

Fitoterapia – a história

A utilização das plantas medicinais é tão antiga como a história da Humanidade.

Já o homem  primitivo se servia das possibilidades curativas e preventivas dos vegetais. As plantas constituíam os seus principais e melhores recursos para tratamento dos males que o acometia, fazia-o essencialmente de forma instintiva.

À medida que a inteligência humana foi tomando o lugar do instinto, o homem começou a utilizar outros meios para conhecer as propriedades curativas dos vegetais, usava raízes, bagas, caules, folhas, flores, bolbos e cascas os quais possuem particularidades na forma e na consistência, cor, cheiro, gosto, sinais considerados significativos do valor dos vegetais.

Os primeiros dados histórico-antropológicos foram gravados pelos sumérios há cerca de 5000 anos. Os chineses, egípcios, assírios e gregos legaram-nos documentos históricos do emprego terapêutico das plantas.

Actualmente, a Fitoterapia tem um lugar de destaque universal na prevenção e na terapêutica que se deve ao facto de os medicamentos sintetizados em laboratório produzirem uma série de efeitos secundários indesejáveis, enquanto que a utilização dos vegetais no seu todo se apresenta particularmente segura quando correctamente utilizada.

 

Fitoterapia Chinesa

A Fitoterapia chinesa é um tratamento compreendido nas bases teóricas da Medicina Tradicional Chinesa, consistindo na administração de plantas e compostos de plantas. Este tratamento fundamenta-se na materia medica: estudo particular de cada planta, das suas propriedades energéticas, dos seus efeitos terapêuticos, da sua eventual toxicidade e consequente posologia, e no caso de um pequeno número de plantas das suas possíveis interacções com outras plantas medicinais. É com base na materia medica que se desenvolvem fórmulas complexas, adaptadas a cada paciente e susceptíveis de serem utilizadas nas patologias e desequilíbrios energéticos.

Na Fitoterapia chinesa as substâncias terapêuticas utilizadas não são desenvolvidas em laboratório, não são artificiais, são substâncias naturais usadas segundo métodos sofisticados com milénios de aperfeiçoamento e que contribuem para o tratamento das patologias.

ESMTC, 2021